Home > Informe-se > Artigos e textos > Ana Maria Martins Serra

Aaron Beck, o Homem e sua Obra

Dra. Ana Maria Martins Serra, PhD - Instituto de Terapia Cognitiva, São Paulo, SP (18/07/2020)

Celebramos hoje seu 99º aniversário!

Em fevereiro de 1993, um dia de inverno rigoroso e de muita neve, eu o vi pessoalmente pela primeira vez, no Centro de Terapia Cognitiva da Universidade da Pennsylvania, em Philadelphia, que ele havia fundado e ainda dirigia. Nesse dia, o Dr. Aaron Beck estava liderando um seminário de estudo de um caso clínico de dependência química. Ele me apresentou muito generosamente, tecendo elogios ao serviço que prestávamos na Inglaterra, onde, através da Clínica de Terapia Cognitiva do Maudsley Hospital e em colaboração com o Centro de Treinamento em Terapia Cognitiva do Institute of Psychiatry, nós atendíamos pacientes do Sistema Nacional de Saúde (NHS). Nessa breve visita de 3 dias, pude comprovar o valor científico e clínico da Terapia Cognitiva (TC) e a grandiosidade do trabalho conduzido pelo Centro.

Mas, minha história na TC havia começado 6 anos antes, quando, em Janeiro de 1987, em meio a uma pesquisa bibliográfica, eu descobrira, por acaso, um artigo sobre Terapia Cognitiva, que me chamara muito a atenção. Essa experiência influenciaria profundamente a orientação de toda a minha carreira profissional.

Ao ler, em seguida, a obra "Cognitive Therapy and the Emotional Disorders", eu havia comentado: "se esta abordagem é efetivamente o que este livro propõe, esta eu aplicaria!". Os anos se passaram e demonstraram que não apenas era, mas, ao longo de sete décadas, a TC provou-se estar além do que aquela obra propunha.

Desafiando a psicoterapia tradicional e o dogma Freudiano, o Dr. Beck transformou a abordagem dos transtornos emocionais e estabeleceu um novo limiar para a avaliação da eficácia das psicoterapias, o que lhe valeram, e ainda valem, o reconhecimento incontestável ao redor de todo o mundo.

Após um brilhante desempenho acadêmico, e atuando, desde 1954, como Professor de Psiquiatria na Escola de Medicina da Universidade da Pennsylvania, o Dr. Beck fundara o Centro de Terapia Cognitiva, onde, ao lado de colaboradores e discípulos, estabeleceu a TC como um novo sistema de psicoterapia. Em 1995, fundou, com Judith Beck, o Beck Institute. E, em 1996, voltou à Universidade como um Professor Emérito, com um financiamento do National Institute of Mental Health (NIMH), para estudar a aplicação da TC à prevenção do suicídio e à esquizofrenia.

Através de toda a sua obra, o Dr. Beck favoreceu não apenas o consumidor final de nossos esforços - o paciente - mas, com sua ingenuidade, contribuiu fundamentalmente para o reconhecimento da Psicoterapia, e, em particular, da TC, como uma forma breve e eficaz para o tratamento dos transtornos emocionais, e um novo campo de atuação para profissionais de saúde mental. Hoje a TC, em novas derivações e atualizações, representa a abordagem de escolha por clínicos em todo o mundo.

Nesse contexto, destaca-se o ITC, que sempre contou com o reconhecimento e o apoio do Dr. Beck em nossos esforços para o desenvolvimento e a disseminação da TC no Brasil.

Com gratidão, celebramos hoje seu 99o. Aniversário!

Parabéns, Dr. Beck!

Todos os direitos de publicação reservados. Reprodução proibida ou permitida apenas com permissão expressa escrita dos autores.
< ver mais artigos
    • CADASTRE-SE
    • Fique por dentro das nossas novidades!

ITC – Instituto de Terapia Cognitiva
AV. das Nações Unidas, 8501 – 17º andar.
(Edifício Eldorado Business Tower)
CEP: 05425-070 - São Paulo / SP
Tel: (11) 3434.6612

Copyright © ITC - Instituto de Terapia Cognitiva (CRP/SP: 2592/J)