ITC - Instituto de Terapia Cognitiva Referência nacional e internacional em TCC no Brasil
O modelo cognitivo de personalidade e funcionamento humano, bem como a Terapia Cognitiva como um sistema de psicoterapia, foram propostos há cerca de 5 décadas, pelo Dr. Aaron Beck.
O Dr. Beck, na década de 50, então professor de Psiquiatria da Universidade da Pennsylvania e reconhecido Psicanalista, na tentativa de avançar os limites da psicoterapia aplicada à depressão e de promover a aceitação da Psicanálise pela Psicologia Acadêmica, adotou a metodologia cientifica e conduziu estudos empíricos com o objetivo expresso de comprovar princípios psicanalíticos. Com base em seus achados empíricos e suas observações clínicas, propôs o modelo cognitivo de depressão, que, evoluindo em seus aspectos teórico e aplicado, resultou na proposição de um novo sistema de psicoterapia, que ele denominou de Terapia Cognitiva.
Coincidentemente, o volume e significância de numerosas propostas e projetos inovadores que tiveram lugar nessa época justificariam a afirmação de que, efetivamente, ocorreu então uma revolução cognitiva. Este aspecto favoreceu a atenção que as primeiras propostas de Beck receberam por parte da comunidade cientifica americana e européia, de modo que, rapidamente, a aplicação da Terapia Cognitiva foi testada e comprovada com sucesso a uma grande diversidade de áreas, inclusive a área organizacional.
A teoria cognitiva inclui, dentre suas propostas, vários conceitos úteis à sua aplicação à área organizacional - flexibilidade cognitiva, habilidades de resolução de problemas, estilos de atribuição, o conceito de auto-confiança ou otimismo como o ingrediente essencial para o sucesso, etc. - e cujas extensões representam um novo arsenal de ferramentas à disposição do profissional de Coaching.
Para a teoria cognitiva, o Coaching Executivo adquire um caráter prescritivo, objetivo e prático. O Coach Cognitivo acerca-se da empresa para avaliar as necessidades expressas e percebidas, formular um plano de ação e mudança, implementá-lo e monitorar resultados. Estudos demonstram que, na esfera organizacional, a estrutura cognitiva dos indivíduos correlaciona-se com:
Programas de intervenção organizacional, fundamentados nos princípios, técnicas e estratégias cognitivos, têm como objetivos, entre outros:
O Coach Cognitivo contemporâneo reúne as características tradicionais do consultor organizacional, porém está dotado de um valioso recurso adicional - um modelo de funcionamento humano e de modificação de cognições e comportamentos - que o coloca em situação privilegiada frente aos desafios corporativos, sejam eles na área operacional e gerencial como na área das relações interpessoais. O modelo cognitivo confere-lhe ainda um importante recurso para reduzir o impacto que dificuldades intrapessoais venham a ter sobre objetivos, métodos e resultados nas organizações.
Nesse contexto, o ITC - Instituto de Terapia Cognitiva, líder no desenvolvimento profissional e cientifico da Terapia Cognitiva no Brasil, volta-se a essa importante área de aplicação da teoria cognitiva: o Coaching Cognitivo Executivo.
ITC – Instituto de Terapia Cognitiva
AV. das Nações Unidas, 8501 – 17º andar.
(Edifício Eldorado Business Tower)
CEP: 05425-070 - São Paulo / SP
Tel: (11) 3434.6612