Curso de Pós-Graduação Especialização Lato Sensu em TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental - 22 meses, carga horária de 463 horas

A TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental representa uma mudança de paradigma no campo das psicoterapias. Devido a características definidoras, como o tempo curto de intervenção, a fundamentação científica e a eficácia comprovada, a TCC se apresenta hoje como a abordagem de escolha por clínicos ao redor do mundo. Graças, em grande parte, ao trabalho pioneiro do ITC-Instituto de Terapia Cognitiva, no Brasil, como em outros países, a TCC desenvolveu-se muito rapidamente e de forma significativa, motivando profissionais a buscar treinamento adequado, em centros de treinamento reconhecidos, área em que se destaca o ITC. Da perspectiva social, a TCC, pelo tempo curto e eficácia comprovada, otimiza a utilização de recursos de saúde públicos e privados e facilita a oferta da psicoterapia no Sistema Único de Saúde.

O programa do Curso visa informar profissionais sobre de que consiste e como atua a TCC, a fim de habilitá-los para o exercício da TCC em sua prática clínica. O objetivo central do curso pode ser dividido em dois aspectos: oferecer ao participante a oportunidade de um treinamento de qualidade para o exercício competente da TCC e, dessa forma, favorecer os pacientes que necessitam de psicoterapia e buscam um atendimento psicoterápico rápido e eficaz.

Graças à alta treinabilidade do modelo da TCC, o Curso enfatiza a integração entre teoria e prática, oferecendo aproximadamente 100 horas de supervisão clínica para o exercício do modelo cognitivo-comportamental.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Faça Sua Inscrição

Conheça nossa parceira, a Faculdade Paulista de Ciências da Saúde (FPCS):

Nova turma: a partir de 19/04/19
Período de Matrícula:  até 17/04/19

  • O Curso de Pós-Graduação Especialização Lato Sensu em TCC é oferecido pela FPCS - Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, uma iniciativa da SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, em associação com o ITC - Instituto de Terapia Cognitiva, e com a mesma alta qualidade que o ITC tradicionalmente imprime a todas as suas atividades.
  • O Curso de Pós-Graduação Especialização, de 22 meses, é reconhecido pelo MEC - Ministério de Educação e Cultura, e o Certificado de Pós-Graduado Especialista em TCC será emitido pela FPCS e SPDM, um fator de valorização da Titulação do concluinte.
  • O ITC - Instituto de Terapia Cognitiva, o primeiro centro de Terapia Cognitivo-Comportamental no país, é reconhecido, nacionalmente e internacionalmente, como referência em TCC no Brasil. Desde sua fundação, pela Dra. Ana Maria Serra, o ITC , vem atuando, há 23 anos, na disseminação e desenvolvimento da TCC no Brasil, através de um programa intensivo de treinamento de profissionais de todas as regiões do país.
  • A FPCS e a SPDM figuram entre as maiores entidades filantrópicas de saúde do Brasil e que há mais de 80 anos dedicam-se à assistência, ensino, pesquisa, gestão de hospitais e de equipamentos de saúde.
  • O Curso conta com a coordenação e aulas ministradas pela Dra. Ana Maria Serra, PhD em Psicologia e Especialista em Terapia Cognitiva pelo Institute of Psychiatry da Universidade de Londres, Inglaterra, onde atuou como instrutora no Centro de Treinamento em Terapia Cognitivo-Comportamental, e como membro da Clínica de Terapia Cognitivo-Comportamental do Maudsley Hospital.
  • O Curso conta com um Corpo Docente altamente qualificado, composto por professores convidados, reconhecidos como líderes em suas áreas de especialidade, e por Especialistas em TCC formados pelo próprio ITC.
  • A Dra. Ana Maria Serra se destaca dentre poucos profissionais no Brasil formalmente e extensivamente treinados em TCC por um centro de treinamento reconhecido pelo Dr. Aaron Beck.
  • Em 23 anos de atuação, o ITC já formou milhares de profissionais em TCC, muitos dos quais se tornaram referências em suas regiões de origem e nas instituições em que atuam, inclusive ocupando cargos acadêmicos em universidades de várias regiões do Brasil.
  • Muitos de nossos alunos e ex-alunos iniciaram sua Especialização no ITC com poucos, ou nenhum, pacientes, mas, ao final do Curso, tinham lista de espera de pacientes aguardando atendimento.

Curso de Pós-Graduação Especialização Lato Sensu em TCC: Instruir os participantes sobre o modelo cognitivo de instalação e manutenção dos transtornos emocionais, enfatizando aspectos definidores e demonstrando que o modelo cognitivo é eficaz, de curto prazo, diretivo, estruturado e orientado à resolução de problemas. Através das sessões de supervisão clínica e dos workshops, habilitar os participantes para o pleno exercício da TCC em sua prática clínica. Acima de tudo, devido à incomparável qualidade do treinamento tradicionalmente oferecido pela Coordenadora, Dra. Ana Maria Serra e sua equipe, prover aos participantes as ferramentas que lhes permitirão atingir um alto grau de desempenho, propiciando-lhes um diferencial seguro na oferta de serviços clínicos na área da Psicoterapia e, em particular, da TCC. Inclui a produção de uma Monografia ao final do Curso, bem como a comprovação de um mínimo de 108 horas de atendimento clinico supervisionado. Os concluíntes receberão o Certificado de Pós-Graduação Especialização Lato Sensu em Terapia Cognitivo-Comportamental, emitido pela SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina e reconhecido pelo MEC - Ministério de Educação e Cultura.

Profissionais de Saúde e de Saúde Mental e áreas afins (Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Coaches, Enfermeiros, Assistentes Sociais, etc.).

Técnicas e métodos utilizados durante o curso:

  • Aulas expositivas, para a apresentação do modelo cognitivo-comportamental teórico e aplicado, complementadas por prática clínica supervisionada.
  • Palestras sobre as várias áreas de aplicação da TCC, para a apresentação aos participantes dos modelos cognitivos específicos das várias classes de transtornos emocionais.
  • Workshops clínicos, para o treinamento dos participantes em princípios, técnicas e estratégias clinicas, a fim de desenvolver sua familiaridade no exercício do modelo cognitivo.
  • Disciplinas complementares, em várias áreas, a cargo de reconhecidos experts, a fim de promover o aprofundamento em áreas de conhecimento relevantes e preencher lacunas porventura existentes na formação anterior dos participantes. Estes deverão comprovar um mínimo de 108 horas de prática clínica supervisionada.
  • Produzir uma monografia de final de curso, preparada sob orientação.
  • Estudos de casos clínicos e introdução à literatura especializada complementarão a formação dos participantes.
  • Introdução ao modelo cognitivo-comportamental teórico e aplicado, preparando os participantes para o início da prática clínica supervisionada.
  • Palestras sobre áreas de aplicação da TCC, apresentando o modelo cognitivo específico para diferentes classes de transtornos, como depressão, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, transtornos de personalidade, dependência química, psicoses, entre outras.
  • Supervisão clínica em todos os encontros, a cargo de Instrutores/Supervisores Clínicos reconhecidos.
  • Workshops sobre aspectos aplicados, a fim de familiarizar os participantes com os princípios, técnicas e estratégias terapêuticas da TCC.
  • Disciplinas complementares, como Psicofarmacoterapia, Psicossomática, Psicologia/Psiquiatria e Tecnologia, Psicologia do Esporte, Neuropsicologia, Psicoterapia Comparada/Comportamental, entre outras, a cargo de reconhecidos experts (V. Corpo Docente).
  • O programa prevê ainda a oferta de sessões de orientação para a produção de uma Monografia de conclusão de curso.

Carga horária: 463 horas de carga total, 355 horas de aula e 108 horas de prática clínica comprovada.

O programa geral do curso é composto de 6 (seis) diferentes unidades:

  1. Aulas expositivas na área da TCC, para introdução ao modelo cognitivo de funcionamento humano, o modelo cognitivo de psicopatologia (descrevendo como transtornos podem se instalar e se manter), e um modelo aplicado (que reúne princípios, técnicas e estratégias de intervenção clínica. O objetivo da Introdução é informar o participante sobre o que é a TCC e como atua, em preparação para o início do atendimento clínico supervisionado.
  2. Workshops Clínicos: uma inovação introduzida, pelo ITC, aos Cursos de Introdução, de Formação e de Especialização em TCC. Esta unidade não compunha os Cursos de Treinamento em TCC pelos vários Institutos internacionais, mas sua aplicação e utilidade foram identificadas pela Coordenação do ITC, desde o primeiro Curso de Especialização, oferecido em 1996, tornando-se uma unidade muito apreciada pelos participantes. O objetivo central é o treinamento prático em técnicas e estratégias de intervenção, bem como a apresentação de estudos de casos clínicos, em complementação ao conteúdo teórico.
  3. Palestras sobre Áreas de Aplicação da TCC: palestras que têm como objetivo central a exposição dos participantes aos modelos teóricos e aplicados específicos de cada área de transtorno emocional, como depressão, os transtornos de ansiedade (TAG - transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico, fobias, TOC, TEPT, hipocondria, ansiedade associada à saúde), dependência química, transtornos alimentares, transtornos de personalidade, psicoses, TCC com casais, crianças e adolescentes, TCC na instituição, coaching cognitivo-comportamental, entre outras.
  4. Disciplinas complementares: série de palestras, que têm como objetivo central a exposição dos participantes a áreas potencialmente relevantes do conhecimento, inclusive para preencher lacunas dos Cursos de Graduação. As disciplinas são oferecidas por líderes nacionais e internacionais, que figuram entre os mais reconhecidos experts em suas respectivas áreas de atividade.
  5. Prática Clínica supervisionada: a partir do 4º (quarto) módulo do curso, os participantes, já devidamente preparados durante os meses anteriores, iniciam o atendimento clínico a pacientes. Cada participante é responsável por captar pacientes em número suficiente para completar o requisito da prática clínica supervisionada e, dessa forma, adquirir proficiência no manejo dos modelos teórico e aplicado da TCC. É esperado que os participantes tragam seus casos clínicos para a supervisão. Serão supervisionados em grupo, em sessões que durarão um mínimo de 4,5 (quatro e meia) horas, do quarto ao módulo final.
  6. Produção de relatórios clínicos e monografia: é esperado que os participantes produzam um relatório de um caso clínico que foi acompanhado em supervisão, seguindo um roteiro detalhado e sob a orientação de seu supervisor. É também esperado que produzam uma monografia, também segundo um roteiro detalhado, e sob orientação. Os orientadores de monografia oferecerão um total de 4 (quatro) sessões em grupo de orientação de monografia, e os participantes terão um prazo para entrega até o final do curso, podendo solicitar uma extensão de 90 dias. Esse exercício tem o objetivo de capacitar o participante para a composição de relatórios clínicos, que poderão ser oportunos para encaminhamento de pacientes a colegas psicólogos ou profissionais de outras áreas de especialidade, ou para o treinamento em apresentais orais de casos clínicos.

Alguns tópicos do módulo "Fundamentos da TCC", do Curso de Introdução, e também parte integrante dos Cursos de Formação e Pós Graduação:

  • Breve histórico de TC: surgimento, fatores predecessores, principais contribuições, as pesquisas e experimentos clínicos do Dr. Beck, o modelo cognitivo de depressão;
  • Conceitos e preconceitos sobre a TCC;
  • Hipótese da primazia das cognições sobre emoções e comportamentos;
  • A "tríade" cognitiva;
  • Características definidoras da TC;
  • Modelo cognitivo de personalidade e de psicopatologia;
  • Pensamentos automáticos e crenças básicas disfuncionais;
  • Conceituação cognitiva;
  • Técnicas terapêuticas: flexibilidade cognitiva e reestruturação cognitiva;
  • Princípios básicos do processo terapêutico;
  • Estrutura das sessões e do processo clínico;
  • Áreas de aplicação de TC;
  • Estudo de casos clínicos;
  • Estudo da literatura especializada.

Coordenadora: Ana Maria Martins Serra, Psicóloga, PhD, MEd, Especialista em TCC.

Secretária: Carla Andrea Serra, Publicitária.

Instrutores/ Supervisores Clínicos /Orientadores:

  • Fernando Vargas Hurtado, Psicólogo, Especialista em TCC
  • Neusa Santos, Psicóloga, Especialista em TCC
  • Paulo Moraes Psicólogo, Especialista em TCC
  • Rozemeire Vasconcellos, Psicóloga, Especialista em TCC
  • Maria Rosa Carbone, Psicóloga, Especialista em TCC
  • Crizelda Queiroz, Psicóloga, Especialista em TCC
  • Iana M. Sandri, Psicóloga, Especialista em TCC
  • Eliana Biassoli, Psicóloga, Especialista em TCC

E mais: Corpo Docente composto por Professores Convidados, reconhecidos nacionalmente como experts em suas áreas de especialidade.

  • Claudia Oshiro, Psicóloga CRP 06/67930, PhD Psicologia, Professora Pós Graduação da USP, SP;
  • Eduardo W. Arantangy, PhD Psiquiatria, Medico Supervisor Instituto de Psiquiatria do Hosp. Clínicas USP;
  • Helmuth Kruger, Psicólogo, PhD e Livre-Docente Psicologia, Diretor Depto. PUC Petrópolis;
  • Kátia Osternack, Psicóloga (CRP 06/25312-7), PhD Psicologia, Prof. Universidade São Paulo, SP;
  • Lélio M. Lourenço, Psicólogo, (CRP 04/6357), PhD Psicologia, Professor U.F.Juiz de Fora, MG;
  • Maria Rosa Spinelli, Psicóloga (CRP 06/3244), PhD Psicologia;
  • Maria Martha Hubner, PhD Psicóloga, Professora Universidade de São Paulo;
  • Neliana B. Figlie, Psicóloga (CRP 06/40.694-2), PhD Psicologia, Professora UNIFESP;
  • Oswaldo Rodrigues, PhD Psicologia, Diretor, Instituto Paulista de Sexualidade;
  • Saulo de Freitas Araújo, PhD Filosofia, Professor U.F. Juiz de Fora, MG;
  • Sylvia Cury, PhD Psicóloga. Diretora do Departamento de Psicologia do Hospital do Coração;
  • Suzy Fleury, Psicóloga, (CRP 06/24888), Mestre Psicologia, Academia Emocional.

O concluinte do Curso de Pós-Graduação Especialização Lato Sensu em TCC, com duração de 22 meses, será certificado pela FPCS - Faculdade Paulista de Ciências da Saúde e pela SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, mediante o cumprimento dos seguintes critérios:

  • Mínimo de 75% da carga horária do Curso,
  • Mínimo de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliadas,
  • Apresentação de uma Monografia, na conclusão do Curso,
  • Comprovação de um mínimo de 108 horas de prática clínica supervisionada, segundo o modelo da TCC.

Datas dos encontros:

20195 e 6 de abril
26 e 27 de abril
10 e 11 de maio
07 e 08 de junho
05 e 06 de julho
23 e 24 de agosto
20 e 21 de setembro
18 e 19 de outubro
22 e 23 de novembro
13 e 14 de dezembro
202024 e 25 de janeiro
14 e 15 de fevereiro
06 e 07 de março
03 e 04 de abril
08 e 09 de maio
05 e 06 de junho
03 e 04 de julho
14 e 15 de agosto
11 e 12 de setembro
09 e 10 de outubro
06 e 07 de novembro
04 e 05 de dezembro

O processo seletivo se dará mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • Diploma de Graduação ou cópia do Registro Profissional
  • Currículo resumido
  • Duas fotos 3x4
  • Carta de Intenção

Todos os alunos serão submetidos à análise de currículo para seleção e preenchimento das vagas.

Taxa de Inscrição*: R$ 70,00
Matricula: R$ 1.249,00
Mensalidade: 21 x R$ 1.249,00
Total Curso(mensalidades + matricula): R$ 27.478,00

* Taxa de inscrição não será devolvida

Inscrições e informações:



    • CADASTRE-SE
    • Fique por dentro das nossas novidades!

ITC – Instituto de Terapia Cognitiva
AV. das Nações Unidas, 8501 – 17º andar.
(Edifício Eldorado Business Tower)
CEP: 05425-070 - São Paulo / SP
Tel: (11) 3434.6612

Copyright © ITC - Instituto de Terapia Cognitiva (CRP/SP: 2592/J)